Consulta à Comunidade – Qualidade de Vida na UFABC

Realizamos uma consulta sobre Qualidade de vida na UFABC, buscando a participação de toda a comunidade acadêmica acerca deste tema, que de tão importante para todos, não podia ficar de fora do PDI 2012 – 2022.

A proposta da consulta foi:

” De que forma a UFABC e sua comunidade acadêmica interagem hoje no cenário que permeia a Qualidade de Vida, e como pretendem atuar, no sentido de criar e manter um ambiente com alta percepção de boa Qualidade de Vida? Que ações e projetos podem ser implantados? Em qual direção seguir?

Confira os comentários de cada consulta no arquivo abaixo:

Consulta à Comunidade – Texto Subsídio Consulta – Qualidade de Vida 

Consulta à Comunidade – Participações Consulta Qualidade de Vida PDI 2012 – 2022 

 

Consulta à Comunidade – Projeto Pedagógico Institucional e Política de Ensino

Realizamos a consulta sobre o Projeto Pedagógico Institucional e Política de Ensino à Comunidade Acadêmica da UFABC, buscando a participação plural e democrática, sobre este tema tão importante para a elaboração do PDI 2012 – 2022.

Foram realizadas 5 consultas sobre esta temática:  Mobilidade Acadêmica e Internacionalização, PEAT, Interdisciplinaridade do Projeto Pedagógico da UFABC, Ingresso na UFABC e Estágios / Egressos / Empregabilidade, durante o período de 12 à 23 de novembro de 2012.

Confira os comentários de cada consulta no arquivo abaixo:

Consulta à Comunidade – Projeto Pedagógico Institucional e Política de Ensino

 

Consulta à Comunidade – Tecnologia da Informação e Comunicação

Realizamos a consulta sobre Diretrizes da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) à Comunidade Acadêmica da UFABC, buscando a participação plural e democrática, sobre este tema tão importante para a elaboração do PDI 2012 – 2022.

A proposta da participação foi:

 “Diretrizes para Tecnologia da Informação e Comunicação”

 Partindo do cenário atual, e considerando que as diretrizes englobarão o período de 2012 – 2022:

 · Para onde desejamos ir?

· O que devemos fazer para chegar lá?

Consulta à Comunidade – Tecnologia da Informação e Comunicação

 

Consulta à Comunidade – Extensão

Em consonância com a Política Nacional de Extensão Universitária, a Pró-reitoria de Extensão entende a extensão universitária como um “processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade”. Para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC (PDI), realizamos uma consulta à comunidade entre 05 e 11 de novembro de 2012, para nos ajudar a esboçar algumas diretrizes norteadoras a serem promovidas no âmbito extensionista.

No link abaixo encontra-se as sugestões feitos por membros da comunidade da UFABC.

Consulta à Comunidade – Extensão

 

Balanço dos 5 anos

Um dos grandes temas para discussão definidos pelo GT instituído para conduzir a produção do PDI da UFABC referente ao período de 2012 a 2022 para nortear suas ações iniciais, consultada a comunidade universitária, é o que foi intitulado Balanço dos 5 anos. Ao longo de seus primeiros meses de atuação, o GT, com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, pesquisou, reuniu e analisou inúmeros dados e informações referentes ao primeiro quinquênio da instituição, com o objetivo de, a partir de uma reflexão crítica do presente e do passado, melhor orientar os planos para o futuro. Sugerimos a todos a leitura atenta do documento final, disponível no seguinte link:

Balanço dos 5 anos

 

Depoimento do Reitor e dos Ex-Reitores da UFABC sobre seus primeiros 5 anos

Na tarde do dia 16 de setembro de 2011, o GT instituído para conduzir a produção do PDI da UFABC referente ao período de 2012 a 2022 reuniu, no Câmpus Santo André (Bloco A), o Reitor Helio Waldman e os três Ex-Reitores da UFABC: Hermano de Medeiros Ferreira Tavares (10/2005 a 12/2006), Luiz Bevilacqua (12/2006 a 08/2008) e Adalberto Fazzio (08/2008 a 02/2010). O intuito da reunião era registrar suas impressões sobre os primeiros cinco anos da efetiva implantação da UFABC, a propósito de sua presença na Universidade para participação no evento de comemoração desta efeméride, realizado naquela data. A transcrição do áudio do referido encontro está disponível no documento acessível pelo seguinte link:

Depoimento do Reitor e dos Ex-Reitores da UFABC

 

Livro de Sugestões – Consulta sobre Temas

No período de 03 a 20 de outubro de 2011 foi realizada – por meio deste site – uma primeira consulta à comunidade universitária da UFABC a respeito dos grandes temas que deverão ser abordados na elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição para o período de 2012 a 2022.

Neste período de consulta, o site do PDI foi visitado por aproximadamente 30% de toda a comunidade universitária (envolvendo servidores docentes, técnicos administrativos e alunos de graduação e pós-graduação) da UFABC.
Além dos grandes temas de discussão propostos anteriormente pelo grupo de trabalho (GT) do PDI, por meio desta consulta recebemos dezenas de outras sugestões de temas importantes para a elaboração do novo PDI da UFABC.
No endereço abaixo  encontra-se o documento intitulado “Livro de Sugestões” que apresenta um mural expositivo de todas as novas idéias e sugestões elaboradas por membros da comunidade da UFABC.

Livro de sugestões PDI

 

O primeiro PDI (2008-2012) da UFABC

O desenvolvimento do primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC iniciou-se com uma palestra de sensibilização para toda a comunidade universitária, na ocasião de uma festa de confraternização de final de ano, em 17 de dezembro de 2007. No ano seguinte, o Conselho Universitário (ConsUni) autorizou, em sessão realizada no dia 22 de julho de 2008, que a Comissão de Revisão do Regimento Geral e do Estatuto criasse um Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração do PDI. Após um processo de indicações e consultas para a composição do GT, em 23 de outubro foi realizada sua primeira reunião. Em 08 de dezembro de 2008, após um mês e meio de atividades e dez reuniões, o GT concluiu a elaboração do PDI, que foi distribuído à comunidade para análise e comentários prévios a sua submissão ao ConsUni para aprovação.

Este documento foi resultado do entusiasmo e do intenso esforço de um grupo de professores, técnico-administrativos e alunos da UFABC na elaboração deste que veio a ser o primeiro registro de planejamento estratégico da nossa instituição. Este trabalho envolveu contatos deste grupo com os diversos segmentos da comunidade, por meio de reuniões, entrevistas, e-mails, além de consultas a documentos e dados existentes.

O PDI da UFABC não foi definido apenas como um documento, mas também como um processo contínuo de planejamento, acompanhamento, avaliação e realimentação. Trata-se de um conceito moderno que veio a ser incorporado e praticado nas atividades da instituição. A criação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, que tem como uma de suas principais funções a gestão do PDI, é parte desta visão inovadora e condizente com o lema de “Universidade de ponta para o Século XXI”.

O projeto do PDI não teria ocorrido sem a inspiração do nosso ex-reitor, professor Luiz Bevilacqua, que foi o responsável também pelo desenvolvimento do nosso Projeto Pedagógico, a alma e o caráter da UFABC, no qual muitas vezes o grupo se apoiou na preparação deste documento. Destaca-se, também, o apoio do ex-reitor, professor Adalberto Fazzio, que com determinação e objetividade conscientizou nossa comunidade da importância deste processo e estabeleceu as prioridades necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos do grupo.

PDI (2008 – 2012)

 

 Comunicare

Comunicare é o informativo interno da Universidade Federal do ABC. Segue a relação de comunicares que tratam sobre o PDI:

Comunicare nº 89

Comunicare nº 99