Comissão e Subcomissões PDI

Comissão Coordenadora

A Comissão Coordenadora conduz a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC, referente ao período de 2024 a 2033, sendo denominada “Comissão PDI”.

Compõem a Comissão PDI:

• Como presidente: Tatiana Lima Ferreira ( Centro de Matemática, Computação e Cognição – CMCC)
  • Wesley Góis (Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS)
  • Marcelo Zanotello (Centro de Ciências Naturais e Humanas – CCNH)

Consulte a Portaria UFABC Nº 3082/2023 que instituiu a Comissão PDI.

Há ainda seis Subcomissão de Eixos Temáticos e uma Subcomissão de Escrita descritas abaixo.

Confira a composição das Subcomissões de Eixos Temáticos para auxiliar na elaboração do PDI

A UFABC instituiu as Subcomissões de Eixos Temáticos, encarregadas de auxiliar na elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2024 a 2033.

A Universidade publicou portarias que estabelecem seis Subcomissões, cada uma focada em um eixo temático, designando servidores(as) para atuar em suas composições.

A Portaria Nº 3499, datada de 14 de julho de 2023, estabelece as seguintes três Subcomissões: a primeira Subcomissão é intitulada “Ensino”; a segunda é intitulada “Cultura e Extensão Universitária” e a terceira “Governança e Gestão”.

A Portaria Nº 3573, datada de 07 de agosto de 2023, estabelece as outras três Subcomissões: a primeira Subcomissão é intitulada “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”; a segunda é intitulada “Inclusão Universitária e Permanência Estudantil” e a terceira é intitulada “Infraestrutura: Consolidação, Expansão e Sustentabilidade”.

Observação: a Portaria Nº 3639, datada de 05 de setembro de 2023, alterou a composição da Subcomissão “Governança e Gestão”.

Confira a lista dos seis Eixos Temáticos:

• Ensino;
  • Cultura e Extensão Universitária;
  • Governança e Gestão;
  • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação;
  • Inclusão Universitária e Permanência Estudantil e
  • Infraestrutura: Consolidação, Expansão e Sustentabilidade.

Consulte a composição das seis Subcomissões:

Subcomissão – Eixo Temático – Ensino:

• Paula Ayako Tiba;
  • Marcelo Zanotello;
  • Jeroen Schoenmaker;
  • Miguel Said e
  • Matheus Ianello

Subcomissão – Eixo Temático – Cultura e Extensão Universitária:

• Suze de Oliveira Piza;
  • Francisco de Assis Comaru;
  • Pedro Paulo Araujo Maneschy e
  • Wesley Góis.

Subcomissão – Eixo Temático – Governança e Gestão:

• Leonel de Miranda Sampaio;
  • Silas Araújo Leite de Oliveira;
  • Vânia Trombini Hernandes;
  • Sérgio Roberto Meneses de Carvalho;
  • Rafael Rondina e
  • Salomão Barros Ximenes.

Subcomissão – Eixo Temático – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação:

• Arnaldo Rodrigues dos Santos Junior;
  • Cristina Froes de Borja Reis;
  • Juliana Tófano de Campos Leite Toneli e
  • Tatiana Lima Ferreira.

Subcomissão – Eixo Temático – Inclusão Universitária e Permanência Estudantil:

• Acácio Sidinei Almeida Santos;
  • André Buonani Pasti;
  • Bianca Barboza Bertolotto;
  • Guilherme Afonso Gomes dos Santos e
  • Natalia Gea.

Subcomissão – Eixo Temático – Infraestrutura: Consolidação, Expansão e Sustentabilidade:

• Daniel Pansarelli;
  • Guilherme Solci Madeira;
  • Maria Luiza Levi Pahim;
  • Nélio de Freitas Queiroz e
  • Rosana Denaldi.

Confira a composição da Subcomissão de Escrita para auxiliar na redação do PDI

Além das Subcomissões de Eixos Temáticos, a Universidade institui ainda uma Subcomissão de Escrita do Plano de Desenvolvimento Instucional (PDI) da
UFABC, para sistematizar os conteúdos e redigir o documento final a ser apresentado aos conselhos superiores.

A Portaria Nº 3827, datada de 17 de novembro de 2023, estabelece a Subcomissão de Escrita do PDI UFABC 2024-2033.

Subcomissão – Escrita:

• Marcelo Zanotello;
  • Neide Ferretti Ramalho;
  • Nélio de Freitas Queiroz;
  • Tatiana Lima Ferreira e
  • Wesley Góis.

Vale destacar que essas Subcomissões atuarão sob a coordenação da Comissão Coordenadora da elaboração do PDI 2024-2033, estabelecida pela Portaria Nº 3082, de 23 de janeiro de 2023, garantindo uma abordagem coordenada e integrada na construção do PDI.

Um dos principais objetivos do PDI 2024-2033 é organizar e projetar o desenvolvimento da instituição, além de discutir ideias a serem alcançadas para garantir uma UFABC cada vez mais interdisciplinar, inclusiva e inovadora. Trata-se de um documento que buscará nortear as ações para os próximos 10 anos e que será construído ao longo de todo o ano de 2023 e pretende alcançar ampla participação social.