O terceiro PDI (2024-2033) da UFABC

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento estratégico
que orienta os rumos gerais a serem seguidos pela UFABC no decorrer do próximo
decênio. Ao lado do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), do Estatuto e do
Regimento Geral, constitui uma das bases documentais de sustentação e de
identificação da universidade.

Em 2024, a UFABC põe em vigência o terceiro PDI de sua história. A exemplo
das experiências anteriores, trata-se de um documento construído com ampla
participação da comunidade, a partir de processos de consultas e de debates.

O documento final do terceiro PDI da UFABC foi aprovado nas seção extraordinária do ConsUni, do dia 20 de fevereiro de 2024, com período de abrangência compreendido entre 2024 e 2033.

PDI UFABC (2024-2033)

O segundo PDI (2013-2022) da UFABC

Um dos principais documentos que vem balizando a condução de ações de ensino, pesquisa, extensão e de políticas afirmativas é o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC, o nosso PDI. Elaborado a partir de um processo democrático e participativo e com período de abrangência compreendido entre 2013 e 2022, o material tem sido uma importante referência para os órgãos colegiados e os dirigentes da Universidade.

O documento final do segundo PDI da UFABC foi aprovado nas seções extraordinárias do ConsUni, dos dias 21 e 22 de maio de 2013, com período de abrangência compreendido entre 2013 e 2022. A elaboração do PDI da UFABC foi conduzida de forma democrática, aberta e participativa, contando com a realização de diversos seminários, palestras, debates e consultas à comunidade acadêmica.

PDI UFABC (2013-2022)

Site do PDI UFABC 2013-2022

Revisitando o PDI 2013-2022

Buscando revisitar as metas do PDI 2013-2022, com foco em seu capítulo 9 – Metas de Consolidação e Expansão, foi instituído um Grupo de Trabalho (portaria nº 114, de 23 de abril de 2019) composto por representantes da comunidade acadêmica (docentes, técnicos-administrativos e estudantes) pela Reitoria. Para mais informações: Revisão do PDI – Agosto de 2019

O trabalho do Grupo resultou no relatório “Revisitando o PDI 2013-2022”, apreciado e aprovado na sessão ordinária do Consuni ocorrida em 24.11.2020, e publicado no Boletim de Serviços da UFABC de 01.12.2020.

Relatório Final do Grupo de Trabalho “Revisitando o PDI 2013-2022”

Ato Decisório nº 189/2020 – ConsUni – Revisitação do PDI 2013-2022

Um olhar cuidadoso: revisitando nosso PDI

Prorrogação do PDI 2013-2022

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013-2022, está ainda em vigência neste ano de 2023, após prorrogação por Ato Decisório do Conselho Universitário (ConsUni) da UFABC, em julho de 2022, que estendeu o período do atual PDI, em decorrência dos efeitos da pandemia, no sentido de propiciar um processo de escuta e elaboração do novo PDI em prazos e condições adequados.

Ato Decisório nº 24/2022 – ConsUni Prorrogação do PDI 2013-2022

O primeiro PDI (2008-2012) da UFABC

O desenvolvimento do primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC iniciou-se com uma palestra de sensibilização para toda a comunidade universitária, na ocasião de uma festa de confraternização de final de ano, em 17 de dezembro de 2007. No ano seguinte, o Conselho Universitário (ConsUni) autorizou, em sessão realizada no dia 22 de julho de 2008, que a Comissão de Revisão do Regimento Geral e do Estatuto criasse um Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração do PDI. Após um processo de indicações e consultas para a composição do GT, em 23 de outubro foi realizada sua primeira reunião. Em 08 de dezembro de 2008, após um mês e meio de atividades e dez reuniões, o GT concluiu a elaboração do PDI, que foi distribuído à comunidade para análise e comentários prévios a sua submissão ao ConsUni para aprovação.

Este documento foi resultado do entusiasmo e do intenso esforço de um grupo de professores, técnico-administrativos e alunos da UFABC na elaboração deste que veio a ser o primeiro registro de planejamento estratégico da nossa instituição. Este trabalho envolveu contatos deste grupo com os diversos segmentos da comunidade, por meio de reuniões, entrevistas, e-mails, além de consultas a documentos e dados existentes.

O PDI da UFABC não foi definido apenas como um documento, mas também como um processo contínuo de planejamento, acompanhamento, avaliação e realimentação. Trata-se de um conceito moderno que veio a ser incorporado e praticado nas atividades da instituição. A criação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, que tem como uma de suas principais funções a gestão do PDI, é parte desta visão inovadora e condizente com o lema de “Universidade de ponta para o Século XXI”.

O projeto do PDI não teria ocorrido sem a inspiração do nosso ex-reitor, professor Luiz Bevilacqua, que foi o responsável também pelo desenvolvimento do nosso Projeto Pedagógico, a alma e o caráter da UFABC, no qual muitas vezes o grupo se apoiou na preparação deste documento. Destaca-se, também, o apoio do ex-reitor, professor Adalberto Fazzio, que com determinação e objetividade conscientizou nossa comunidade da importância deste processo e estabeleceu as prioridades necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos do grupo.

PDI (2008 – 2012)