V CONGRESSO UFABC: Horizontes em Consolidação

Diálogos para fazer o futuro da UFABC. Dias 26, 27 e 28 de setembro de 2023.

Entre os dias 26 e 28 de setembro, acontece a quinta edição do Congresso UFABC. Sob o lema #HorizontesEmConsolidação, o evento deste ano constitui-se como uma etapa fundamental de discussão e consolidação do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, cujo calendário de abertura de debate foi iniciado justamente na última edição do Congresso.

O V Congresso ocorrerá presencialmente, com atividades planejadas em ambos os campi, e o objetivo central do evento é propor um momento coletivo, contando com membros de toda a comunidade universitária, para consolidar o debate sobre o futuro da UFABC. Os diálogos propostos para cada uma das mesas organizadas visam aprofundar a compreensão dos temas-chave que permeiam a UFABC e devem oferecer importantes subsídios para a consolidação do próximo PDI (2024-2033).

Baseando-se na metodologia de elaboração do próprio PDI, a programação do V Congresso foi estruturada em torno de sete eixos temáticos que representam a missão e a própria essência da UFABC, tanto nos contextos regional, nacional e internacional. São estes: Ensino; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Cultura e Extensão; Condições de Trabalho; Governança e Gestão; Inclusão Universitária e Permanência Estudantil; e Infraestrutura.

Para abrilhantar as mesas, o evento contará com convidados e convidadas que poderão, a partir de suas experiências acadêmicas, profissionais, culturais e de vivência, tensionar pontos estratégicos, trazer contribuições e, sobretudo, dialogar com o público participante do evento, no sentido de delinear um futuro cada vez mais promissor para a UFABC.

Fiquem atentos e atentas à programação!

As inscrições nas mesas estão abertas; garanta seu certificado e, o mais importante, traga suas contribuições para este momento de diálogo, reflexão e consolidação do novo PDI-UFABC.